Economia Americana
A economia dos Estados Unidos é a maior economia em termos de PIB nominal e também a segunda maior quando o parâmetro é a paridade do poder de compra. É, sem dúvida, uma economia mista altamente desenvolvida e oferece a segunda maior produção industrial em todo o mundo. O fato de o dólar dos EUA ser a moeda intencional de fato usada em países de maior valor torna-o ainda mais forte e popular.
O crescimento em múltiplas verticais
Desde que a grande recessão terminou em 2009, o crescimento da economia dos EUA não foi tão rápido quanto a maioria das pessoas previu, mas está previsto que em 2018 a economia dos EUA poderá eventualmente descarregar a bagagem, o que pode fazer subir muito mais rápido de novo. O recente plano de corte de impostos republicano que foi assinado em lei pelo presidente pode levar a um aumento na economia. Os investimentos das empresas também viram um crescimento. Um dos fatores-chave para o melhor crescimento econômico pode ser a recuperação da redução do petróleo, juntamente com a recuperação do setor manufatureiro também. Os avanços na tecnologia e o crescimento nesse setor também foram fenomenais. O setor automobilístico também tem sido promissor.
Assim, devido à recuperação e crescimento individuais em algumas das grandes e promissoras verticais, os analistas previram que 2018 poderia ser um grande ano para a economia da EUA e que o país poderia finalmente colocar a crise financeira para trás e, mais uma vez, emergir muito mais forte do que antes.
O crescimento foi sentido em muitos setores. É provável que a produção industrial aumente 2,5% em 2018, em comparação com 1,8% em 2017. Isto poderia proporcionar mais emprego e criar mais oportunidades de emprego, o que, por sua vez, pode ter um impacto positivo na economia em geral. A taxa de desemprego de 4,1% provavelmente também sofrerá um declínio. Embora a previsão e a cena atual pareçam promissoras, não podemos ficar muito complacentes até que as coisas realmente comecem a chutar.
Cenário global
As taxas de juros nos EUA também aumentarão. Isso pode ser adverso para os países em desenvolvimento que já estão lutando para pagar suas dívidas e aumentar significativamente sua pressão financeira. Então, como a mudança é a economia da EUA, a cena global é algo que nós teremos que esperar e ficar atentos. Enquanto o resto das nações e os que têm dívidas podem estar lutando, o ano parece ser promissor para os EUA pelo menos.
By Andre R. Lazzuri
www.arlinvest.com
