Financial

O que é criptomoeda?

Cryptocurrency foi introduzido por um pseudônimo Satoshi Nakamoto em seu famoso whitepaper de dinheiro eletrônico Peer to Peer publicado em 2008. Criptomoeda introduzida por Satoshi Nakamoto é conhecida como Bitcoin. Hoje existem mais de mil criptocorrências circulando no mercado, sendo o BTC o pioneiro que ainda governa o mercado de criptografia.

Segundo a investopedia, a criptomoeda é uma moeda virtual que usa criptografia para segurança e é impossível falsificá-la devido ao seu recurso de segurança inerente. A característica definidora da criptomoeda é que ela é descentralizada, o que significa que ela não tem autoridade central de emissão e garante que ninguém possa controlá-la ou manipulá-la como uma moeda fiduciária que está sob o controle dos governos centrais.

Cada criptomoeda hoje segue os princípios do Bitcoin com algumas mudanças. A tecnologia subjacente do Bitcoin e toda criptomoeda é Blockchain. Vamos cavar fundo e explorar o que blockchain.

Blockchain

Blockchain é um livro eletrônico distribuído em milhares de computadores que estão separados geograficamente. Esta rede distribuída de computadores com registro eletrônico formam o blockchain Bitcoin.

Todo Ledger eletrônico realiza um conjunto de transações na forma de blocos. Blocos são arquivos contendo dados da rede Bitcoin permanentemente. Um bloco registra algumas ou todas as transações mais recentes do Bitcoin que ainda não entraram em blocos anteriores. Assim, Block é como a página de um livro. Uma vez que um bloco é escrito, ele não pode ser alterado. O protocolo Blockchain garante que haja um razão uniforme em todos os computadores e, se alguém tentar introduzir uma transação falsa no livro, ele só poderá fazê-lo adicionando-o a todas as cópias do razão (o que não é possível) ser removido.

Cada transação no blockchain é assinada pelo proprietário do recurso, ou seja, o titular do Bitcoin. Sempre que o proprietário do Bitcoin quiser fazer uma transação, ele incorpora a chave pública do receptor na transição e assina a transação com sua chave privada. Desta forma, as moedas são transferidas para o novo proprietário, mas há um link criado, que aponta para o proprietário anterior. É assim que as transações no blockchain funcionam, cada moeda tem um link para o seu dono anterior e assim por diante até que ele atinja o seu início.

Mining

Bitcoin é uma moeda que permanecerá livre da inflação, já que haverá apenas 21 milhões de bitcoins gerados. Mas a questão é como os novos Bitcoins são gerados e em que taxa.
Novos Bitcoins são gerados por um processo chamado Mining. A mining de Bitcoin é um processo pelo qual as transações são verificadas e adicionadas ao blockchain, e novos Bitcoins são gerados e dados aos mining como recompensa. O processo de mining envolve a compilação de transações recentes em blocos e a tentativa de resolver um quebra-cabeças computacionalmente difícil. O participante que primeiro resolve o quebra-cabeça consegue colocar o próximo bloco na cadeia de blocos e reivindicar as recompensas na forma de Bitcoins. Com o tempo, a complexidade do problema para obter o próximo bloco aumenta e a frequência de geração de bitcoins é reduzida pela metade a cada quatro anos, como resultado, o último Bitcoin será gerado em 2140.

 

AUTOR: André Lazzury